Pesquisar Saúde da mulher ou em Blogs amigos

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Revista portuguesa incita preconceito contra brasileiras

 - exemplo de jornalismo de baixo calão
A revista Focus, uma revista de grande circulação em Portugal, que é do mesmo grupo da revista Época do Brasil, trouxe esta semana um exemplo, a meu ver, do que o jornalismo não pode conceber. A capa trás uma mulher de biquini com as cores da bandeira do Brasil, e o título é: “Eles adoram-na, elas odeiam-na. Os segredos da mulher brasileira”.
Na capa ainda trás dados de que somente em 2009 houve 2216 casamentos de brasileiras com portugueses e os dez mandamentos que elas – as brasileiras – usam para seduzir o homem.
Vivi em Potugal por apenas 6 meses mas, o suficiente para passar por situações constrangedoras de preconceito, única e exclusivamente, pelo fato de ser “brasuca”, como eles nos chamam. Basta abrir a boca, o sotaque é inconfundível e leva consigo uma carga negativa para a maioria deles.
Os excesso de brasileiros por lá muitas vezes é visto com estranheza pelos conterrâneos de Cabral e, consequentemente, geram estereótipos e preconceitos. Não tiro a razão de alguns que já tiveram problemas com os brasileiros no que diz respeito desde a violência até a prostituição, mas sabe-se bem que em um povo – qualquer que seja – há sempre os bons e os ruins. Realmente não dá para generalizar.
Como uma recém formada em jornalismo (e apaixonada pelo que faço) me sinto envergonhada de publicações como essa, uma matéria baixa, que incita a esteriótipos e de pouquíssimo conteúdo. Justamente o que o jornalismo não deve ser. Simplesmente lamentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário