“A boa educação não está tanto no fato de não derramar molho sobre a toalha de mesa, mas em não perceber se outra pessoa o faz”.
(Anton Tchekhov)
Todos nós temos um nome a zelar e fazer barulho na hora das refeições, além de ser abominável e principalmente uma questão de educação, sua e para com os outros. Parece obvio falar dessa forma, mas muitos fazem sem perceber. Certas regras e educação são do churrasco até nas grandes refeições de negócios, ou até mesmo na empresa.
Por incrível que parece já vi pessoas durante as refeições, fazendo:
# Além de fazer barulhos, também mastigando com a boca aberta.
# Falando de boca cheia.
# Palitar os dentes.
# Chupar a comida, como se fosse uma sopa
# Molhar os alimentos em líquidos.
*Licia Egger Moellwald , comenta o seguinte;
A mesa de refeição pode se tornar um lugar bem estranho se as pessoas não tomarem certo cuidado com seus próprios ruídos. O som dos talheres batendo no prato, o barulhinho quando bebe algum liquido acompanhando a refeição, ou a sopa quente que alguns insistem em esfriar no sopro podem trabalhar contra a imagem de um bom profissional.
Some a isso um arroto seguido por "Ui... desculpe. Foi sem querer!", um espirro ou com uma gargalhada despudoradamente altos, e pronto, lá se foi por ladeira abaixo uma imagem duramente construída.
Comer sem fazer barulho faz parte do que pode-se chamar de uma educação esmerada e deve fazer parte das preocupações de quem pretende chamar a atenção pela boa educação.
Mesmo considerando que os ambientes e pessoas são cada vez mais descontraídos, não existe desculpas para quem se comporta com desleixo quando está numa mesa de refeição.
Comer sozinho ou em companhia de outras pessoas deve ser visto como um privilégio e um momento para ser curtido. Mesmo quando se tem um tempo reduzido.
Para simplificar, seguem algumas dicas boas para treinar no dia a dia e que com a prática ajudam a dar um olé na insegurança de qualquer um:
-- Mantenha a boca fechada enquanto mastiga. Só quem tem muita prática pode falar enquanto tem comida na boca. Portanto, melhor não arriscar.
-- Não assopre a sopa ou qualquer alimento, mesmo que esteja quente. Espere pacientemente que esfrie. Porém, nada de ficar mexendo a comida como se estivesse fazendo um bolo.
-- Não misture a comida. Coloque no garfo os alimentos separados, nada de misturar o delicioso arroz com o feijão.
-- Procure beber, qualquer que seja a bebida, com calma, isso evita barulho desnecessário. E não aproveite para fazer bochechos com a bebida. Além de ficar com o rosto estranho, é muito feio.
-- Mastigue devagar. Os movimentos faciais ficam mais suaves.
-- Evite, a qualquer custo, tossir em cima do prato. Se precisar espirrar, vire a cabeça para o lado e coloque a mão na frente da boca.
-- Evite bater os talheres no prato. Isso porque, na cabeça da maioria das pessoas, quem é calmo e equilibrado coloca os talheres suavemente sobre o prato.
É tudo uma questão de imagem!
Etiqueta na Hora da Refeição, não faz mal à ninguém.
Vai muitas vezes a almoços e jantares de trabalho em sítios muito chiques? Não entre em pânico! No entanto, saiba que existem regras de etiqueta indispensáveis em qualquer ocasião!
Essas regras são utéis para qualquer pessoa, que muitas vezes frequentam almoços ou jantares de negócios, ocasiões formais, e que necessitam de se deslocar a sítios onde a etiqueta é a regra de ouro.
Muitas regras já são do conhecimento de todos, porém não custa lembrar. Ainda assim, e embora haja situações que apenas se aplicam a locais demasiadamente formais, existem outras que devem ser seguidas à risca em qualquer situação, por uma questão de educação.
01) Quando entrar num restaurante não é muito ético sentar-se na primeira mesa vaga.
02) É sempre conveniente esperar que o empregado venha indicar-lhe o seu lugar, que será tido em conta consoante o número de pessoas que forem almoçar ou jantar.
03) Ao sentar-se, tente manter uma postura correcta, o mais direita possível, sem no entanto exagerar. Porém, também não convém sentar-se como se estivesse no sofá da sua casa. Seja discreta, mas mantenha sempre a classe e elegância!
04) Os talheres são sempre uma dor de cabeça para muitas pessoas. O uso correto dos mesmos apenas implica que decore o seguinte: a sua utilização é feita de fora para dentro. Se ainda assim tiver alguma dúvida, aproveite para esperar que alguém comece a comer e assim não terá que se sentir envergonhada. Não custa nada, e acaba por ser bem mais seguro!
05) Tome nota do seguinte: o empregado vai sempre servi-la pelo seu lado esquerdo e retirar a loiça pelo lado direito, por isso facilite o seu trabalho.
06) À mesa, você não deve falar muito alto ou rir com gargalhadas estridentes, pois isso pode incomodar as restantes pessoas que estão no restaurante.
07) Não coma com os cotovelos na mesa, e antes de dar um golo na bebida tenha sempre o cuidado de limpar a boca primeiro. Assim, não correrá o risco de deixar um pouco de comida no copo, o que acaba por não ser muito correto.
08) Atenção que deve dar pequenos goles, e nunca beber a bebida de uma vez só.
09) Os alimentos não devem ser cortados todos de uma vez. Corte os alimentos em bocados pequenos, apenas à medida que os vai consumindo.
10) Se a comida estiver muito quente aguarde um pouco, mas nunca comece a soprá-la pois isso é algo que não cai muito bem.
11) Quando estiver a comer não levante demasiadamente os cotovelos, demonstrando assim que está em apuros para cortar a comida.
12) Ao comer, não faça barulhos incomodativos, e mastigue sempre os alimentos de boca fechada.
13) Atenção ao seguinte: não é você que vai à comida, mas sim esta que vai até à sua boca. Portanto, não se debruce em demasia para comer o que quer que seja, mas opte por levar o garfo ou a faca à boca.
14) Não coma nada com as mãos, pois existem talheres para todo o tipo de alimentos que colocarem à sua frente.
15) Não deve limitar-se a comer! Vá falando em cada garfada, calmamente, mas apenas quando já tiver engolido os alimentos. Falar com a boca cheia é um verdadeiro pecado, e arruina de imediato a sua imagem!
16) Nunca comece a comer antes das outras pessoas que estão consigo à mesa, e quando a refeição terminar jamais acenda um cigarro ou charuto. Faça-o apenas se alguém tiver este gesto primeiro, e pergunte sempre às restantes pessoas se não se importam. É uma questão de educação!
17) Se precisa de ir à casa de banho peça licença para se levantar, e não se retire de repente!
18) Não ouse comer rápido demais, nem muito devagar, e tente acertar o ‘passo’ com as restantes pessoas.
19) Seja o mais discreta possível, e não leve o tempo todo a dizer muito bem ou mal da comida. Diga apenas quando tiver gostado de alguma coisa, mas faça apenas menção a isso uma única vez.
Possuir um pouco de etiqueta não custa absolutamente nada! Basta que você conheça as regras básicas, e depois é apenas uma questão de saber estar num determinado local. O segredo é saber diferenciar se um sítio exige ou não regras mais complexas de etiqueta, e aí convém informar-se antes. Mas, regra geral, se for você mesma, moderada, agradável e serena, tudo correrá pelo melhor!
*Licia Egger Moellwald é doutora em comunicação e semiótica, consultora de imagem e etiqueta corporativa e autora dos livros "Etiqueta Corporativa: o sucesso com bons modos" e "Competência Social: mais que etiqueta uma questão de atitude".
Nenhum comentário:
Postar um comentário