As
infecções vaginais caracterizam-se por comichão na
vagina, irritação e inflamação acompanhada de uma secreção branca. Estas infecções comuns são provocadas pelo sobrecrescimento do Cândida albicans, um fungo natural na
vagina. O sobrecrescimento é, em geral, causado por um enfraquecimento generalizado do sistema devido ao stress, a alimentação rica em açúcar ou a oscilações hormonais que perturbam a acidez natural da
vagina.
Mate os fungos à fome
Ajude a evitar as infecções evitando os açúcares e os alimentos refinados, pois estes alimentam o organismo do Canada albicans. Tome suplementos de Lactobacillus aadophilus, um às refeições durante um mês, para ajudar a repovoar a flora intestinal saudável que controla o aparecimento de fungos.
Reponha a flora vaginal saudável
Após uma infecção vaginal, ajude a repor a flora saudável da
vagina inserindo uma cápsula de Lactobacillus aadophilus na
vagina à noite, antes de dormir Repita todas as noites, durante duas semanas. A cápsula dissolve-se durante a noite.
Evite as infecções vaginais
Tente não usar roupas muito apertadas ou roupa interior de materiais sintéticos, pois encorajam a proliferação de leveduras. Não utilize papel higiénico, tampões e pensos higiénicos perfumados nem sabonetes desodorizantes. Todos estes produtos contêm químicos que secam os sensíveis tecidos vaginais, criando terreno propício para o crescimento de microrganismos infecciosos.
Solução vaginal de ervas
Uma infusão forte de tomilho, alecrim e salva possui propriedades antimicrobianas que inibem o crescimento excessivo de fungos, e propriedades adstringentes que atenuam a irritação dos tecidos.
- 375 ml de água a ferver
- 2 c. chá de tomilho seco
- 1 c. chá de alecrim seco
- 1 c. chá de salva seca
Verta a água sobre as ervas, tape e deixe em infusão durante 20 minutos. Coe e utilize como solução de
limpeza vaginal duas vezes por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário